sábado, 3 de julho de 2010

curso proinfo

Projeto

Leitura, Literatura e Interação

Autora: Jaqueline Rodrigues da Silva Pereira

Contextualização

Este projeto será desenvolvido em sala de aula, em Língua Portuguesa com uma proposta interdisciplinar com as disciplinas de História e Sociologia. Contemplará alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Conselheiro Quiélse Crisóstomo da Silva, em Bocaiúva do Sul, Paraná, durante o 1º Bimestre.

Problema

Qual a importância da leitura para a interação social?

Abordagem Pedagógica

A leitura deve estar sempre ligada às questões educativas de modo geral. Um aluno que lê, compreende e interpreta o mundo com suas peculiaridades e é capaz de interagir com o mesmo. Através deste projeto, o aluno ampliará suas estratégias de leitura e se tornará um leitor mais crítico e conseqüentemente mais participativo e atuante.

Procedimentos Metodológicos

Em um primeiro momento, os alunos farão a leitura dos textos propostos. Na seqüência, fazem uma discussão acerca do tema. Em seguida, divide-se a turma em dois grupos pára um debate (contra/ a favor) sobre oassunto em questão. Por fim, no grande grupo eles expõem o que concluíram após ouvir as idéias dos colegas. Os alunos serão avaliados pela participação nas etapas propostas. Pode-se realizar esta atividade em duas horas/aula por semana com diferentes textos/temas.

Nenhum comentário: